domingo, 16 de janeiro de 2011

INFORMAÇÕES DE BOM JESUS RN

VEGETAÇÃO

Caatinga Hipoxerófila - vegetação de clima semi-árido, apresenta arbustos e árvores com espinhos e de aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila. Entre outras espécies destacam-se a catingueira, angico, juazeiro, braúna, marmeleiro, mandacaru, umbuzeiro e aroeira.

GEOLOGIA E SOLO

Solos predominantes e características principais:

Podzólico Vermelho Amarelo Abrúptico Plínthico - fertilidade natural baixa, textura média, relevo plano, imperfeitamente drenados, profundos.

Uso: são cultivados com fruticultura, além de pequenas áreas com pastagem. As limitações ao uso agrícola estão relacionadas a falta d´água e a baixa fertilidade natural. Estes solos apresentam condições favoráveis à mecanização e seu aproveitamento racional requer adubações parceladas. Destaca-se na produção de mandioca e feijão verde.

Aptidão Agrícola: regular para lavouras e aptas para culturas especiais de ciclo longo, tais como algodão arbóreo, sisal, caju e coco.

Sistema de Manejo: médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas podem estar condicionadas tanto ao trabalho braçal e a tração animal com implementos agrícolas simples, como a motomecanização.

HIDROGRAFIA

O município encontra-se com 85,69% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Potengi e 14,31% na Bacia Hidrográfica do Trairi.

Rios Principais: Grande, Jundiaí

Riachos Principais: Melo, Chiquinho

Lagoas Principais: Capim de Cima, Capim de Baixo, do Mel, do Peixe, do Sítio

Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³: Inexistente

RELEVO

Altitude entre 100 e 200 metros.

Depressão sub-litorânea - terrenos rebaixados, localizados entre duas formas de relevo de maior altitude. Ocorre entre os Tabuleiros Costeiros e o Planalto da Borborema.

CLIMA E TEMPERATURA

Tipo: clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa adiantando-se para o outono.

Precipitação Pluviométrica Anual: normal: -
observada-
desvio: -
Período Chuvoso: março a julho

Temperaturas Médias Anuais: máxima: 33,0 °C
média: 25,6 °C
mínima: 21,0 °C

Umidade Relativa Média Anual: 74%

Horas de Insolação: 2.700

LIMITES

Norte - São Pedro e Parnamirim
Sul - Boa Saúde
Leste - Macaíba
Oeste - Senador Elói de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU APAIXONADO PELA LEITURA E TENHO A MANIA DE ESCREVER E DE PESQUISAR. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO TAMBÉM AMO AO MEU PRÓXIMO COMO AMO A MIM MESMO; SOU MUITO FELIZ PORQUE DESEJO FELICIDADE A TODAS AS PESSOAS, ATÉ MESMO AQUELAS QUE NÃO GOSTA DE MIM; SOU FELIZ PORQUE SOU UM BOM FILHO, BOM ESPOSO E BOM PAI.

PODER LEGISLATIVO DE BOM JESUS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 15 BLOGS E 1300 LINKS

Minha lista de blogs